top of page
Buscar

Dor Neuropática

DOR NEUROPÁTICA

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados.

Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor, podem se manifestar como queimação, formigamento, choque ou pontada em qualquer localização do corpo, dependendo do nervo ou da parte do cérebro acometida.

As pessoas podem continuar a sentir dor depois de resolvida a causa, uma vez que as estruturas no sistema nervoso foram alteradas, tornando-as mais sensíveis à dor.

O médico baseia o diagnóstico da dor neuropática principalmente em:

-Sintomas

-Probabilidade de lesão traumática do nervo

-Resultados dos exames

Dependendo dos sintomas, os médicos podem realizar exames para verificar os problemas que podem estar causando a dor. Os testes podem incluir ressonância magnética (RM), estudos de condução nervosa e eletromiografia (EMG) e exames de sangue. Estudos de condução nervosa e EMG ajudam os médicos a determinar se a dor resulta de um problema muscular ou nervoso e os ajudam a determinar onde a lesão ou disfunção está localizada.

Os principais tratamentos incluem:

-Medicamentos (como analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes)

-Fisioterapia e/ou terapia ocupacional

-Cirurgia, caso necessário

-Estímulo da medula espinhal ou dos nervos

-Bloqueio nervoso

-PIT (perineural injection therapy)

O bloqueio nervoso é utilizado para interromper uma via nervosa que transmite ou aumenta os sinais de dor. Bloqueios nervosos podem ser utilizados em pessoas com dor intensa e persistente, quando medicamentos não conseguem aliviar a dor. Diversas técnicas podem ser utilizadas:

-Injetar anestésico local na área ao redor dos nervos para evitar que enviem sinais de dor (os médicos comumente utilizam ultrassonografia para ajudá-los a localizar os nervos a serem tratados)

-Injetar na área ao redor de um conjunto de células nervosas, chamado gânglio, para ajudar a regular a transmissão dos sinais de dorInjetar substâncias cáusticas (como fenol) no nervo para destruí-lo

-Congelar o nervo (crioterapia)

-Queimar um nervo com uma sonda de radiofrequência

Entender qual é a natureza da dor neuropática e o que se espera, frequentemente, ajuda as pessoas a sentirem-se mais sob controle e mais capazes de suprimir sua dor.

Os tratamentos para a dor neuropática devem ser individualizados. O primeiro passo do tratamento é o diagnóstico adequado da causa da dor neuropática, para individualizar o tratamento da doença de base, tirando a agressão causada sob os nervos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page