top of page
Buscar

Dor Neuropática

ree

Dor neuropática é o termo usado para descrever sintomas causados por danos aos nervos periféricos ou a problemas específicos do sistema nervoso central, que podem se manifestar como queimação, formigamento, choque ou pontada em qualquer localização do corpo, dependendo do nervo ou da parte do cérebro acometida.

A dor neuropática é uma sensação de incômodo evidente. Pode ser contínua (presente durante todo o tempo) ou intermitente (em crises, surgindo em horários intercalados). A intensidade da dor varia de fraca a intolerável, dependendo do estágio da doença e do grau de comprometimento dos nervos.

As principais causas da dor neuropática são:

Doenças infecciosas – causadas por bactérias ou vírus que podem afetar os nervos pela liberação de toxinas ou pela degeneração provocada pela presença do microorganismo. 

Traumas – acidentes, fraturas ou cirurgias podem causar lesões nos nervos que levam a dores agudas, de grande intensidade, no período pós-operatório. Essas dores podem se tornar crônicas caso não sejam tratadas adequadamente.

Diabetes mellitus – na fase degenerativa, a doença pode lesar a capa que reveste os nervos (chamada de “bainha de mielina”), provocando a chamada neuropatia diabética.

Alcoolismo e deficiência nutritiva – afetam a função nervosa de forma significativa, podendo causar o desenvolvimento da dor neuropática. 

Os tratamentos para a dor neuropática devem ser individualizados e incluem medicamentos e técnicas não farmacológicas. O primeiro passo do tratamento é o diagnóstico adequado da causa da dor neuropática, para individualizar o tratamento da doença de base, tirando a agressão causada sob os nervos.

O tratamento farmacológico, incluem medicações como Anticonvulsivantes, Analgésicos simples e opióides, anestésicos locais e antidepressivos. O tratamento medicamentos depende de um ajuste adequado das doses que variam de paciente pra paciente devido aos possíveis efeitos colaterais, como: sonolência, tonturas, sensação de cabeça vazia e boca seca, que cedem dentro de cinco a sete dias.

Outros procedimentos também podem ser empregados para o tratamento da dor e da neuropatia. Os tratamentos minimamente invasivos da dor, como bloqueio de nervos específicos, a terapia perineural e a proloterapia são indicados para melhora do quadro algico.

O objetivo do tratamento para dor neuropática é a cura da doença ou quando não é possível, o alívio dos sintomas. O controle da dor facilita as atividades diárias, proporciona sono tranquilo, aumenta a capacidade para o trabalho e melhora a autoestima de quem tem a doença.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page